YOU é baseada no livro de mesmo nome da autora Caroline Kepnes. Penn Badgley (o Dan de Gossip Girl) é Joe Goldberg, um gerente de uma livraria que se envolve com a jovem Beck. Só que o que parece ser, a princípio, uma paixão inocente, acaba se transformando em obsessão. Joe não só "stalkeia" a moça em suas redes sociais como também a persegue fisicamente.
A série abusa de voice over do personagem de Penn, como se ele tivesse falando com Beck. Na cabeça dele, tudo o que ele está fazendo, ou seja, perseguindo a moça, é pro bem dela, como afasta-la do namorado, Benji, e das amigas. Confesso que o voice over as vezes me incomoda, mas entendo o motivo e vou ter que me acostumar se eu quiser seguir com a série.
A primeira impressão que temos de Joe, não é a de um psicopata, tanto que a série, propositalmente, só resolve mostrar de vez esse lado do personagem no final do primeiro episódio. Tudo bem que o cara "stalkear" Beck por todos os lugares não é uma atitude de alguém normal, mas alguém que começou a assistir a série sem ver algum trailer ou ler a sinopse não vai suspeitar do que o cara realmente é capaz. Uma razão para nem de longe suspeitar do caráter de Joe, a princípio, é sua relação com o garotinho Paco. O menino é vizinho dele e vive do lado de fora de seu apartamento pra escapar de seus pais. Joe sempre o trata com carinho e dá um livro da livraria em que trabalha para o garoto ler.
Peach Salinger (Shay Mitchell, a Emily de Pretty Little Liars), a amiga de Beck, é a primeira a suspeitar de Joe. Não sei se é só um julgamento de amiga ou se ela realmente o acha estranho.Aliás, outra coisa que é estranha é a relação de Peach com Beck. Ao que parece, Peach tem dinheiro e não liga em ajudar Beck financeiramente, a tornando meio dependente. Vamos ter que aguardar os próximos episódios pra descobrir mais a fundo como é essa relação.
A série aborda temas bem atuais, como assédio sexual. Beck tem um professor na faculdade que a assedia e chega a ameaça-la quando ela percebe o assédio e não gosta. A princípio ela se sente acuada,mas graças ao santo Joe, Beck resolve encarar o professor e devolver a ameaça, dizendo que vai expor essa e outras tentativas de assédio do professor universitário. Acredito que essa não será a única vez que veremos esse tema na série, já que a premissa da mesma tem muito potencial para o desenvolvimento de outras situações.
O saldo da série é positivo. Gostei de ver o Penn nesse personagem, pois mescla um pouco de Dan Humphrey (que também tinha uma paixão por livros) com toda a psicopatia de Joe. Espero que ele mantenha esse tom dúbio, pois torna o personagem ainda mais interessante. A série passa nos EUA no canal Lifetime e já está renovada para a 2ª temporada. No Brasil, YOU será exibida pela Netflix, ainda sem data de estreia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário