terça-feira, 23 de abril de 2013

Por que será que a maioria das séries teen não obtêm sucesso quando abordam o tema “faculdade”?




Geralmente, a maioria das séries teen começam com seus personagens frequentando o ensino médio, enfrentando as descobertas da adolescência, relação com familiares e amigos. Em determinado momento da trama, lá pela 3ª ou 4ª temporada, alguns personagens vão para a faculdade, onde começam a amadurecer e a entrar de vez na vida adulta.  Mas nem sempre as séries conseguem abordar esse tema de maneira satisfatória.

Séries como Dawson’s Creek e The O.C. são muitas vezes citadas como exemplos desse tipo de série. Particularmente, eu acho que Dawson’s Creek cumpriu o seu papel, mas há quem diga que a série realmente se estragou quando foi pra faculdade. Já em The O.C., o tema só foi abordado na última temporada da série, com Summer indo para Brown. Provavelmente, os roteiristas viram que não deu certo e resolveram focar a trama em outros assuntos. Em Gossip Girl, Blair e cia entraram para a vida acadêmica já na 3ª temporada. Ao final da série, o assunto foi simplesmente esquecido e ficamos sem saber até mesmo se eles conseguiram se formar.



Um dos maiores problemas seria em criar situações que conectem os personagens da mesma forma que acontecia quando estavam no ensino médio. Isso fica bem mais difícil na faculdade, uma vez que nem todos os personagens vão para a mesma universidade.  A saída normalmente é a entrada de novos personagens que nem sempre ocupam o espaço dos antigos. Sem contar que a maioria das séries não aproveitam ao máximo o tema.

Existe uma infinidade de assuntos que poderiam ser abordados nessa fase. Assuntos que ajudariam os personagens a amadurecerem sem soar como algo artificial. Muitas delas até tentam, mas acabam sendo superficiais. Outras nem se arriscam. One Tree Hill, por exemplo, resolveu pular a fase da faculdade e, após uma passagem de 4 anos, já introduziu seus personagens na vida adulta.



Bem ou mal, a faculdade é uma época importante na vida das pessoas. Quantos casais (mesmo nas séries) se conheceram na faculdade? Quantas amizades foram construídas nessa época e se estenderam durante anos? Em contrapartida, quantas pessoas nem precisaram terminar a faculdade pra se tornarem gênios?
A verdade é que não há uma fórmula para o sucesso desse gênero.  Mas com certeza há uma fórmula do que não fazer para que uma série não acabe mal.

Exemplos de séries que entraram na faculdade: Beverly Hills, 90210; Dawson’s Creek; The O.C., Veronica Mars; Gossip Girl; 90210; Glee; entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário